terça-feira, 24 de março de 2015

Óbito: Herberto Helder: O poeta maior que recusou o Prémio Pessoa

Considerado um dos maiores poetas portugueses, Herberto Helder, que morreu segunda-feira aos 84 anos, deu a sua última entrevista em 1968 e recusou o Prémio Pessoa na década de noventa, rejeitando quase sempre o mediatismo literário.
Da sua poesia, escreveu o crítico literário e responsável pela primeira edição brasileira da poesia de Herberto Helder publicada no Brasil, em 2000, Jorge Henrique Bastos, que o poeta "impulsiona a viva encantação das palavras [e que] o abalo que a sua poesia provoca é um dos mais profundos que a literatura de língua portuguesa já sofreu".
Já neste século, o poeta voltou a editar pela Porto Editora, nomeadamente a sua poesia completa em "Poemas completos", obra que segue a fixação empregue na edição anterior, "Ofício cantante", e inclui os esgotados "Servidões", que foi considerado pela crítica literária como o livro do ano em 2013, e "A morte sem mestre", o livro de inéditos escrito em 2013 e publicado em 2014, numa edição limitada.

quarta-feira, 4 de março de 2015

Orquestra: Camané e Carminho dão concerto amanhã nos EUA

Os fadistas Carminho e Camané atuam esta quinta-feira, no Kennedy Center, em Washington, com a Orquestra Sinfónica Nacional dos Estados Unidos.
"É um concerto de grande prestigio e importância para nós, tanto para mim como para o Camané. É uma honra estar ao lado dele e com a orquestra aqui, no Kennedy Center, um palco tão emblemático", disse a fadista à agência Lusa."Tenho a certeza de que vamos fazer um concerto muito bonito, porque somos amigos, já partilhamos muita história. Temos muito em comum em relação ao fado e isso vai com certeza notar-se em palco", explicou a artista.A orquestra vai ser diriga pelo maestro Jesús López-Cobos, um dos mais célebres maestros espanhóis.