sexta-feira, 30 de outubro de 2020

Complexo Municipal dos Desportos " Cidade de Almada"

O Complexo Municipal dos Desportos Cidade de Almada é o ponto central da rede de equipamentos desportivos do concelho.

Com uma nave com capacidade para quatro mil espectadores, dois ginásios, uma piscina e dois tanques, este equipamento desportivo permite praticar cerca de 40 modalidades: entre actividades aquáticas, gímnicas, squash, cardiofitness, desportos de combate, musculação, basquetebol, futebol, ente muitas outras.
No exterior, existem ainda mais quatro campos de ténis e uma parede de batimento, envolvidos por uma área ajardinada, propícia ao lazer, onde se destaca ainda o Monumento ao Associativismo.
No meio de um lago, uma série de colunas projectam água num jogo de interdependência. Uma “homenagem aos homens e mulheres que desenharam rumos e lançaram sementes”, tal como se lê na inscrição do monumento, da autoria de Virgínia Fróis.
Nestas duas décadas, o Complexo dos Desportos conseguiu evidenciar-se como uma das melhores infraestruturas desportivas nacionais, acolhendo um sem número de eventos de nível mundial.
Pela nave principal passaram a World Gymnoestrada 2007, a Liga Mundial de Voleibol, os Jogos da Lusofonia, a Taça do Mundo de Judo, o Campeonato Europeu de Karaté, a Taça da Europa de Clubes de Futebol de Mesa, o Campeonato Nacional e Internacional de Badminton, a Taça da Liga de Basquetebol, o Challenge Cup de Andebol, os Harlem Globetrotters (basquetebol), o Torneio Internacional Ginástica Rítmica de Almada (TIGRA), a Gala Gímnica ou a Festa Jovem. Em fevereiro de 2021 Na participação à luta contra a pandemia covid-19 em Portugal



quinta-feira, 8 de outubro de 2020

Igreja de Nossa Senhora do Monte

 A igreja de Nossa Senhora do Monte de Caparica era no início uma ermida no cimo de um monte, dedicada a Santa Maria.Em 1472, após obras de melhoramento, passou a ser igreja paroquial.



No interior a igreja é de uma única nave de espaço amplo, tendo a capela-mor ladeada por outras duas pequenas capelas com os respetivos altares.

Na fachada frontal vemos três portas sobrepostas por três janelas, as portas em moldura reta, a janela central em arco completo e as laterais em arco abatido.

Destruída pelo terramoto de 1755, foi depois reconstruída com o apoio da Irmandade de Nossa Senhora da Concórdia. A fachada é típica das reconstruções após o terramoto de 1755.

Contém no altar uma coleção de azulejaria neoclássica decorada com medalhões em amarelo e sépia sobre fundo branco. Os azulejos das paredes apresentam cenas em azul e branco com molduras polícromas.

quarta-feira, 7 de outubro de 2020

Moinho de Cacilhas

 Um moinho, sinal dos tempos antigos, que cumpriu a sua função.


Hoje "podia ser" um local turístico e um excelente ponto de observação de Cacilhas e zona ribeirinha e de Lisboa.
Situado no morro de Cacilhas e integrado no parque de estacionamento, encontra-se a estrutura de um antigo moinho de vento, o qual até à década de noventa do século XX se encontrava em ruínas. A estrutura das paredes e cobertura foram então reconstruídas sem integrar qualquer engenho de moagem. O moinho, do qual se desconhece a data de construção, situa-se no extremo norte do concelho de Almada e utilizava apenas um par de mós, tirando partido dos ventos predominantes de Noroeste. A existência desta estrutura de moagem atesta a produção de cereais e o passado rural da zona, associada a solos férteis.