domingo, 30 de abril de 2017

Hoje falo de um pais de um amigo:

EM SINTESE

A Eslováquia é um país da Europa Central que faz fronteira com a República Checa e a Áustria a oeste, a Polónia a norte, a Ucrânia a leste e a Hungria a sul. A cordilheira dos Cárpatos, formada pelos montes Tatras, estende-se na metade setentrional do país, proporcionando uma bacia hidrográfica natural entre a Eslováquia e a Polónia. A metade meridional do país é constituída pelas planícies do Danúbio.
Em 2015, os principais setores da economia eslovaca foram a indústria (25,2 %), o comércio grossista e retalhista e os serviços de transportes, alojamento e restauração (22,0 %) e a administração pública, a defesa, a educação, a saúde e os serviços sociais (13,6 %).
A Eslováquia exporta principalmente para a Alemanha, a República Checa e a Polónia. Por sua vez, as suas importações provêm sobretudo da Alemanha, da República Checa e da Áustria.

No desporto tem no ciclismo um dos maiores talentos Peter Sagan ,Em 2016 ele foi premiado com a bicicleta de Ouro como o melhor ciclista do ano

Castelo de Bojnice
Fotografia de Castelo de Bojnice

sexta-feira, 28 de abril de 2017


PORTUGAL DOS PEQUENINOS
------------------------------------------------

Situado em Coimbra, o Portugal dos Pequeninos é desde 8 de Junho de 1940, data da sua inauguração, um parque lúdico-pedagógico destinado essencialmente à Criança.
Idealizado por Bissaya Barreto, foi projectado pelo arquitecto Cassiano Branco.
 
O parque reflecte de forma pormenorizada e numa escala reduzida uma vasta gama de elementos sobre a arquitectura e História de Portugal


Imagem relacionada

quinta-feira, 27 de abril de 2017

fim - trovante

A "Poesia completa de Mário de Sá-Carneiro""Os mais de 100 anos passados desde a morte de Mário de Sá-Carneiro oferecem-nos a ocasião ideal para revisitar a edição da sua obra, central na geração de Orpheu e absolutamente influente nas sucessivas gerações de escritores portugueses desde então"
 
------------------------/---------------------

Quando eu morrer batam em latas,
Rompam aos saltos e aos pinotes,
Façam estalar no ar chicotes,
Chamem palhaços e acrobatas!

Que o meu caixão vá sobre um burro
Ajaezado à andaluza...
A um morto nada se recusa,
Eu quero por força ir de burro.

                       Mário de Sá Carneiro


Trafaria – O Território -
A Trafaria é uma freguesia do concelho de Almada repleta de encantos paisagísticos e arquitetónicos, mas com o isolamento a acentuar-se, com o passar dos anos, com o desaparecimento de valências e serviços. A Trafaria está localizada entre o Bico da Calha e o Portinho da Costa, com a dimensão de 6,2 Km2 de área e com 5.913 habitantes os quais têm o gentílico de “trafarienses”. A freguesia de Trafaria é limitada a norte pelas águas do Rio Tejo, a Oeste pelas ondas do Oceano Atlântico, a sul pela freguesia de Costa de Caparica e a leste pela freguesia de Caparica.
A origem do topónimo “Trafaria” permanece, até hoje, um mistério.
Foto de Câmara Municipal de Almada.


O Dia Mundial da Dança, que se assinala no sábado 29/04/2017 vai ser celebrado com a realização de espetáculos, aulas e oficinas para o público de norte a sul do país.
O Dia Mundial da Dança foi instituído em 1982 pelo Conselho Internacional da Dança (CID), entidade criada sob a égide da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).A data foi escolhida para recordar o nascimento do coreógrafo francês Jean-Georges Noverre (1727-1810), um dos pioneiros da dança moderna.
Imagem relacionada

quarta-feira, 26 de abril de 2017

MIGRANTES,EM ALMADA
Matéi Visniec é jornalista da Rádio France já esteve em muitos dos locais dos migrantes, fugidos da guerra do horror e da miséria, na selva de Calais ou nas ilhas Gregas. Migrantes é uma encenação de Rodrigo Francisco e João Cabral é um dos atores deste espetáculo e diz que no fundo o trabalho do dramaturgo foi um trabalho de jornalista e ler noticias de jornal, que lemos todos os dias. João Cabral para fazer esta peça, como ator, obrigou-se a fazer o exercício de colocar-se na pele de pessoas, que são obrigadas a fugir da terra onde moram para sobreviver, obrigadas a fugir da guerra e entrar numa espiral que não se sabe como é que vai acabar. Migrantes, seremos nós capazes de estar na pele destes migrantes, não estão muito longe, estão aqui estas pessoas, e um dia podemos ser nós, migrantes de nós mesmos
Migrantes é uma peça da Companhia de Teatro de Almada, está no teatro municipal Joaquim Benite, e fica até 28 Abril e depois de 3 a 14 de Maio



Cacilhas numa perspectiva mais recente:

Cacilhas tem uma importante interface de transportes públicos os cacilheiros da Transtejo, os autocarros dos TST e o metro-ligeiro  MST.

        Foto

Vale a pena fazer a viagem de 10 minutos do Cais do Sodré a Cacilhas. Esta zona ribeirinha na margem sul do Tejo oferece uma das mais belas vistas de Lisboa e vários restaurantes conhecidos pelo seu peixe fresco. A viagem é feita num cacilheiro, um navio de casco único que faz o transporte público entre as duas margens do rio. Logo ao chegar a Cacilhas, sente-se muitas vezes o cheiro de peixe a assar, convidando a uma pausa para uma refeição antes de uma visita ao monumento ao Cristo-Rei.Só na Rua Cândido dos Reis, hoje uma rua pedonal, encontram-se cerca de 20 restaurantes, a maioria de cozinha tradicional portuguesa. 
Nesta rua pode-se visitar a Igreja de Nossa Senhora do Bom Sucesso, construída em 1759 com belos painéis de azulejos e talha dourada. Ao atravessar a rua vê-se a Fragata D. Fernando II e Glória, uma embarcação do século XIX que pode ser visitada todos os dias menos à segunda-feira (entrada livre no primeiro domingo de cada mês).

     Resultado de imagem para fragata cacilhas
Baixa-mar no Rio Tejo, com Lisboa na linha do horizonte Estão localizadas junto do Mar da Palha as seguintes localidades: Alcochete, Alverca do Ribatejo, Póvoa de Santa Iria, Sacavém, Lisboa, Montijo, Moita, Barreiro, Amora, Seixal e Almada.
Toda a bacia do Mar da Palha se caracteriza pelos seus fundos baixos e em constante mutação. Foto

SARAMAGO:
“Pudesse eu, proibiria a utilização de animais nos espetáculos de circo”Pudesse eu, fecharia todos os zoológicos do mundo. Pudesse eu, proibiria a utilização de animais nos espetáculos de circo. Não devo ser o único a pensar assim, mas arrisco o protesto, a indignação, a ira da maioria a quem encanta ver animais atrás das grades ou em espaços onde mal podem mover-se como lhes pede a natureza”, escreveu o controverso escritor português José Saramago em seu blog no dia 20 de fevereiro de 2009.

terça-feira, 25 de abril de 2017

MAPA GRATUITO VAI AJUDA-LO A ENCONTRAR ARTE CONTEMPORÂNEA EM LISBOA.

  Cerca de cem espaços em Lisboa dedicados à arte contemporânea estão sinalizados na edição deste ano do Mapa das Artes, gratuito e bilingue, que será disponibilizado em formato papel e digital a partir de 4 de maio, foi hoje anunciado.
Além da distribuição de 30 mil exemplares em papel, o mapa das Artes estará também disponível e formato digital em WWW.mapadasartes.pt


Não é para alarme!
Anda aí uma ameaça no Rio tejo que é metade Alien e metade Predador, o siluro. O bicho salta do rio para comer lixo deixado á beira mar, pombos e candeeiros deixados também em ecopontos e, esta manhã, engoliu uma retroescavadora e uma palete com lancis de passeio,"acho que eram para aplicar numas ruas aqui de Almada que estão em obras"
"A câmara já se ofereceu para pagar o gasóleo dos submarinos que sobraram da Armada para virem fazer guerra àquela besta que, de perfil, segundo me disseram dá ares do Batmam o terror da madrugada.

Resultado de imagem para siluro

segunda-feira, 24 de abril de 2017

                Aos adeptos de arte urbana.
                Fica na capital do nosso distrito.
           Foto de Joao Manuel Pires Escumalha.

God Save The Queen/DSR - Campo Pequeno

Concerto na Praça de Toiros Campo Pequeno - Lisboa
God Save The Queen/DSR

Orquestra Filarmonia das Beiras, do maestro Cristiano Silva, "profundo conhecedor dos Queen", e a soprano Daniela Ratti. No total, foram em palco mais de 120 músicos que promoveram "momentos únicos que dificilmente se vão repetir, um concerto inédito e muito especial em Portugal".

Paulo de Carvalho - 'E Depois do Adeus'




Lembrando o inicio do 25 Abril:
A 1ª senha:
Para o início das operações militares a desencadear pelo Movimento das Forças Armadas, foi dada por João Paulo Dinis aos microfones dos Emissores Associados de Lisboa:
«Faltam cinco minutos para as vinte e três horas. Convosco, Paulo de Carvalho E Depois do Adeus ...».
A 2ª senha:
Para continuação do golpe foi dada pela canção Grândola, Vila Morena, de José Afonso, gravada por Leite de Vasconcelos e posta no ar por Manuel Tomás, no programa Limite da Rádio Renascença, à meia-noite e vinte.
1º Comunicado do MFA do dia 25 de Abril de 1974 às 04:20h
Aqui Posto de Comando do Movimento das Forças Armadas.
As Forças Armadas Portuguesas apelam para todos os habitantes da cidade de Lisboa no sentido de recolherem a suas casas, nas quais se devem conservar com a máxima calma. Esperamos sinceramente que a gravidade da hora que vivemos não seja tristemente assinalada por qualquer acidente pessoal para o que apelamos para o bom senso dos comandos das forças militarizadas no sentido de serem evitados quaisquer confrontos com as Forças Armadas. Tal confronto, além de desnecessário, só poderá conduzir a sérios prejuízos individuais que enlutariam e criariam divisões entre os portugueses, o que há que evitar a todo o custo.....)

domingo, 23 de abril de 2017

                                CACILHAS anos 60
                         CACILHAS anos 60

Numa Visita ao Museu SR, podemos encontrar muitas coisas belas. As pinturas de Henrique Pousão, um calipolense, e as esculturas de António Soares dos Reis, entre outras obras e autores não menos importantes.
Tirei um tempo para um desenho. Era inevitável..."Urban Sketchers "
Foto de restauranteobispo.com.
Foto de restauranteobispo.com.

Situado mesmo junto à baia, na freguesia do Seixal, este restaurante porcura associar o paladar e a gastronomia à boa musica e a outras componentes culturais. Foram já realizadas várias apresentações de livros e debates.

Rio Tejo, Ponte Vasco da Gama vista da margem sul.
Ponte que liga a margem norte à margem sul do estuário do Tejo na área da grande Lisboa, ligando o Montijo e Alcochete na margem sul a Sacavém e Lisboa na margem norte.
Comprimento total de 12.345 metros e altura maxima de 148 metros, sendo ainda servida por 4.8 Km de acessos, 0.9 Km na margem norte e 3.9 Km na margem sul.
Em 1998 era a maior ponte da Europa, actualmente e 2º lugar, substituída por uma ponte entre a Dinamarca e a Suécia

sábado, 22 de abril de 2017

Amanhã Domingo!
O dia 23 de Abril é também recordado como o dia em que nasceu e morreu o famoso escritor inglês William Shakespeare.Dia Mundial do Livro

23 de Abril celebra-se o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor.A data tem como objetivo reconhecer a importância e a utilidade dos livros, assim como incentivar hábitos de leitura na população.Os livros são um importante meio de transmissão de cultura e informação, e elemento fundamental no processo educativo.

22 de Abril - Dia Internacional da TERRA

O Dia da Terra foi criado pelo senador americano Gaylord Nelson. 
Em 22 de abrl de 1970, o político convocou o que foi considerado o primeiro protesto contra a poluição. De acordo com dados divulgados na época, mais de 20 milhões de pessoas participaram do ato em todos os EUA.
Foi adotado internacionalmente em 1990, e então é festejado a cada 22 de abril. 
O Dia da Terra refere-se à tomada de consciência dos recursos naturais da Terra e seu manejo, à educação ambiental e à participação como cidadãos ambientalmente conscientes e responsáveis.
O objetivo principal é conscientizar aos habitantes do planeta Terra a importância e a necessidade da conservação dos recursos naturais do mundo.
Hoje, o Dia da Terra é celebrado em mais de 190 países, com a participação de cerca de 1 bilhão de pessoas.
O antigo Cinema Europa, em Campo de Ourique, Lisboa, deu lugar a um espaço cultural com uma biblioteca, uma ludo-biblioteca e uma sala polivalente, que vai abrir à comunidade no domingo, Dia Mundial do Livro.23/04/2017

    Resultado de imagem para Cinema Europa, em Campo de Ourique, Lisboa

O Mundo da Sara

23 de abril, domingo, 16 horas
Frente ribeirinha do Seixal



Um espetáculo dedicado às crianças, que nasceram e cresceram depois do 25 de Abril, porque foi por elas que se fez a revolução. No espaço envolvente ao palco, pinturas faciais para as crianças.

Comemorações do 25 de Abril no Seixal em 2017 - Vídeo promocional



Em 2017, o Seixal comemora o 43.º aniversário do 25 de Abril com quatro dias de concertos ao ar livre, na frente ribeirinha do Seixal.
Um programa dedicado a todos os públicos para que a revolução se celebre como quando foi conquistada: com o povo na rua a cantar a liberdade.
No próximo dia 27/4/2017 será inaugurado um museu sobre o edifício do Palácio da Bacalhôa, a sua arquitectura e decoração, em Vila Fresca. Além de factos históricos e curiosidades, o novo museu terá disponíveis peças inéditas da colecção Berardo.
O comendador “tem vindo a reunir estas peças ao longo dos últimos anos, com o intuito de restituir à Bacalhôa todo o esplendor e alma que esta residência apalaçada tinha há 500 anos atrás”, refere a empresa, em comunicado.
O palácio, após passar por várias mãos, acabaria como quinta de D. Maria Mendonça de Albuquerque, casada com D. Jerónimo Manuel, conhecido como o Bacalhau. Presume-se que Bacalhôa tenha derivado dessa alcunha, como seria chamada, de forma sarcástica, a sua esposa.

Rui Unas sugere sítios onde ir na Margem Sul.
Rui Unas sugere sítios onde ir na Margem Sul

Utilizar o metro para passear na Margem Sul é a proposta de Rui Unas ao protagonizar a mais recente campanha do Metro Transportes do Sul (MTS). Para incentivar os habitantes dos concelhos de Almada e Seixal  e turistas a optar por este meio, o actor e apresentador preparou 12 sugestões de sítios onde ir e actividades para fazer.
Comer na hamburgueria Estaminé 1955, em Cacilhas, dançar na discoteca Ondeando, em Corroios, e visitar o Parque da Paz, em Almada, são algumas das sugestões de Rui Unas. Todas as opções vão estar visíveis no metro de superfície que circula pelos dois concelhos, fruto da campanha “Um Metro mais a Sul”.
A cada 15 dias, será disponibilizada uma nova sugestão nas carruagens do Metro Sul do Tejo, junto das paragens e nas bilheteiras. O objectivo é aproximar o metro da população local e, em simultâneo, levar visitantes a Almada e Seixal.
Luís Brandão, administrador da MTS, garante que ambos os concelhos «têm muito para oferecer aos seus habitantes e a quem os visita». Ao utilizar a rede do metro, podem chegar aos locais sugeridos por Rui Unas de uma forma confortável e ecológica.

Almada volta a premiar as novas vozes da resistência e da liberdade, em mais uma edição do Festiva Cantar Abril .

Almada volta a premiar as novas vozes da resistência e da liberdade, em mais uma edição do Festival Cantar Abril.
Este concurso, de caráter bienal, pretende valorizar a música de intervenção e o seu papel histórico na luta pela liberdade, assim como homenagear todos os que se bateram pela democracia em Portugal.
Dia 21 são as eliminatórias da modalidade Criação de Canções da Liberdade e na noite seguinte apuram-se os finalistas da modalidade Recriação das Canções de Resistência.
Os prémios Adriano Correia de Oliveira (Recriação), Ary dos Santos (Poesia), José Afonso (Tema Original) e Carlos Paredes (Carreira) são entregues na grande final, no Teatro Municipal Joaquim Benite, no dia 30 de abril.2017
Entrada é livre, embora sujeita à lotação da sala, mediante o levantamento de bilhete no dia dos espetáculos.