sexta-feira, 31 de agosto de 2018
Sesimbra
Sesimbra é um pitoresco porto de pesca, aproximadamente 40km a sul de Lisboa. Abrigada aos pés das colinas da Arrábida e dentro de uma baía azul cintilante, conserva muito do seu ambiente de vila piscatória e é um destino popular entre os turistas que procuram fugir da vida citadina.
quarta-feira, 29 de agosto de 2018
Historia
Porto Brandão
Um ciclone no Porto Brandão "inicio séculoXX"levou a água do Tejo até à capela. Hoje, desse local até à praia existem inúmeros edifícios e restaurantes.
Encaixado num vale e relativamente longe de outras localidades, Porto Brandão esteve sempre muito dependente da relação com o rio. A meio do século XIX havia mais de dois mil barcos — desde os mais pequenos botes às maiores fragatas, que podiam transportar muitas toneladas de carga — em Lisboa e Almada. Foi nesses anos que entrou em funcionamento o primeiro barco a vapor do rio Tejo, que originou uma pequena revolução no transporte de passageiros e mercadorias. Ainda assim, e apesar de terem aparecido inúmeras empresas a operar barcos a vapor e depois a motor, os barcos mais tradicionais resistiram sempre.
Antes de a Ponte 25 de Abril ser sonhada, desenhada e construída, o Tejo era uma via rápida em permanente engarrafamento. O rio é navegado desde tempos imemoriais e, até meados dos anos 70, ainda por lá se encontravam centenas de embarcações aperfeiçoadas através dos séculos: os varinos, os cangueiros, as fragatas, os botes, as faluas, as canoas, os catraios, os cacilheiros.
domingo, 5 de agosto de 2018
A história por trás do mundialmente famoso poema ‘Desiderata’
A palavra “Desiderata” vem do Latin e significa “coisas que são desejadas”. Também é o título de um famosíssimo poema, que se tornou particularmente conhecido durante os anos sessenta, junto com o movimento hippie. O texto é uma reunião de sábios conselhos que deram a volta ao mundo inteiro, pela precisão de suas ideias e pela profundidade de seu conteúdo.
Em um dado momento, surgiu todo um debate sobre a origem desse poema. Em torno do texto foi criada a lenda de que havia sido escrito por um monge anônimo e que havia sido encontrado sobre o banco de uma igreja em Baltimore, há duzentos anos. De acordo com esta versão, o poema teria sido escrito no ano de 1692.
Na verdade, tudo se tratava de um equívoco. O autor de “Desiderata” foi o filósofo e advogado Max Ehrman. Mas o texto não foi publicado em vida; só foi a público em 1948, quando sua esposa publicou seus poemas de forma póstuma.
O erro surgiu porque, por muitos anos, ‘Desiderata’ foi um poema que passou de mão em mão, como uma espécie de ato de boa vontade. Se transformou em algo como uma proclamação; buscava-se que quem o recebesse praticasse tudo que estava escrito ali.
Muitos resolveram omitir o nome do autor, e foi assim que chegou às mãos de um pastor de Maryland, que compilou vários textos para fazer uma edição especial de Natal. Dentro destes textos estava o ‘Desiderata’ e, ao lado do nome, o presbítero anotou uma legenda: “Igreja de Saint Paul, 1692”. Ele só escreveu estes dados para identificar seu tempo e o ano de fundação do mesmo.
Alguém da congregação ficou encantado com o poema e pediu que um jornal o publicasse. Assim aconteceu, então, a popularização do erro que dizia ser um texto de 1692 que havia sido encontrado na Igreja de Saint Paul.
Seja como for, a verdade é que se trata de um lindo texto que foi traduzido para mais de 70 idiomas.
Este é o texto desse maravilhoso poema:
Desiderata
Siga tranquilamente entre a inquietude e a pressa, lembrando-se que há sempre paz no silêncio. Tanto que possível, sem humilhar-se, viva em harmonia com todos os que o cercam.
Fale a sua verdade mansa e calmamente e ouça a dos outros, mesmo a dos insensatos e ignorantes – eles também tem sua própria história.
Evite as pessoas agressivas e transtornadas, elas afligem nosso espírito. Se você se comparar com os outros você se tornará presunçoso e magoado, pois haverá sempre alguém inferior e alguém superior a você. Viva intensamente o que já pode realizar.
Mantenha-se interessado em seu trabalho, ainda que humilde, ele é o que de real existe ao longo de todo tempo. Seja cauteloso nos negócios, porque o mundo está cheio de astúcia, mas não caia na descrença, a virtude existirá sempre.
“Você é filho do Universo, irmão das estrelas e árvores. Você merece estar aqui e mesmo que você não possa perceber a terra e o universo vão cumprindo o seu destino.”
Muita gente luta por altos ideais e em toda parte a vida está cheia de heroísmos.
Seja você mesmo, principalmente, não simule afeição nem seja descrente do amor; porque mesmo diante de tanta aridez e desencanto ele é tão perene quanto a relva.
Aceite com carinho o conselho dos mais velhos, mas seja compreensível aos impulsos inovadores da juventude.
Alimente a força do Espírito que o protegerá no infortúnio inesperado, mas não se desespere com perigos imaginários, muitos temores nascem do cansaço e da solidão.
E a despeito de uma disciplina rigorosa, seja gentil para consigo mesmo. Portanto esteja em paz com Deus, como quer que você O conceba, e quaisquer que sejam seus trabalhos e aspirações, na fatigante jornada da vida, mantenha-se em paz com sua própria alma.
Acima da falsidade, dos desencantos e agruras, o mundo ainda é bonito, seja prudente.
FAÇA TUDO PARA SER FELIZ
Siga tranquilamente entre a inquietude e a pressa, lembrando-se que há sempre paz no silêncio. Tanto que possível, sem humilhar-se, viva em harmonia com todos os que o cercam.
FAÇA TUDO PARA SER FELIZ
Subscrever:
Mensagens (Atom)