Nos anos 90 o concelho de Almada tem um enorme impulso no desenvolvimento das estruturas viárias, dos equipamentos escolares, da rede municipal de equipamentos desportivos, culturais, sociais e juvenis, na criação de habitação social, de parques e de zonas verdes – é a Década do Desenvolvimento Integrado.
Amplia-se a rede viária estruturante, a rede principal de abastecimento de água e de saneamento e inicia-se a construção das Estações de Tratamento de Águas Residuais. Constrói-se o grande pulmão verde da cidade – os 60 hectares do Parque da Paz.
É a década da construção e entrada em funcionamento da Rede Municipal de Infra-estruturas Desportivas e da Rede Municipal de Equipamentos Culturais, inicia-se o processo do Museu da Cidade e do novo Teatro Municipal.
O Núcleo Histórico de Almada Velha é recuperado, sendo criados novos centros de interesse turístico, cultural, social e empresarial: recuperação do Jardim do Castelo, construção do elevador da Boca do Vento, do Jardim do Rio e do Jardim Botânico.
É aprovado o Plano Director Municipal, são criadas as Agências de Desenvolvimento Local, a Casa Municipal do Ambiente com o Plano Municipal de Ambiente, o Madan Parque - Parque de Ciência e Tecnologia.
Tem início a primeira fase de um programa de habitação social, com mais de um milhar de habitações e o realojamento e inserção de famílias. São viabilizadas ou construídas novas áreas de abastecimento: Mercados da Charneca e do Feijó, área comercial da Sobreda/Charneca e Almada Fórum.
As necessidades na área da saúde encontram resposta no Hospital Garcia de Orta, nos novos Centros de Saúde. Para dar resposta a algumas questões de segurança é criada a Divisão de Almada da PSP e o Conselho Municipal de Segurança dos Cidadãos.
O Ensino Superior afirma-se com a expansão da Faculdade de Ciência e Tecnologia, do Instituto Piaget e entrada em funcionamento do Instituto Superior de Ciências da Saúde e da Escola Egas Moniz.
Na área da mobilidade é a altura da entrada em funcionamento do comboio da ponte e do avanço da luta pelo Metro Sul do Tejo. Os anos 90 correspondem a uma acelerada transformação em todos os campos da vida local, individual e colectiva.
Sem comentários:
Enviar um comentário