sábado, 10 de março de 2018

Alcácer do Sal

Um saltinho aqui ao lado:

Na margem direita do rio Sado, a cidade estende-se sobre uma pequena colina, vigiada pelo castelo que se ergue em posição dominante no topo do monte.

                  Alcácer do Sal

Alcácer do Sal é uma cidade povoada desde tempos bastante remotos, com vestígios arqueológicos que remontam ao Neolítico, e indícios da passagem de gregos, fenícios entre outros povos da bacia do Mediterrâneo. Desde os primeiros tempos da ocupação do homem, a pesca e a exploração do sal foram as principais fontes de subsistência dos seus habitantes, superados apenas pela cultura do arroz em meados do século XIX. Durante os tempos de ocupação romana, a cidade teve bastante relevância no sector industrial pela sua privilegiada localização nas margens do rio Sado, perto da sua foz, facilitando o escoamento de produtos vindos do interior (como o trigo, azeite e vinho) para outras cidades mediterrânicas do Império Romano. Durante longos anos foi uma das cidades de porto interior mais importantes da Península Ibérica, conhecida pelo fabrico de sal e pelas indústrias derivadas de salga e pasta de peixe.

Imagem relacionada

Um fim de semana em Alcácer do Sal pode servir de justificação para uma série de passeios pela região de Setúbal e Península de Tróia.

Sem comentários:

Enviar um comentário