segunda-feira, 3 de setembro de 2018

O Trafaria Praia
Como Pavilhão de Portugal na Bienal de Veneza 2013
Iniciativa de Joana Vasconcelos

Joana Vasconcelos - la Biennale di Venezia 55eme, 2013. Trafaria Praia, Pavillon du Portugal, Vue du bateau & la lagune de Venise.

Joana Vasconcelos, apresenta, também, o Trafaria Praia como arte. Seguindo a lógica do readymade assistido, inaugurada por Marcel Duchamp, a artista mudou o objecto sem o desfuncionalizar. No exterior do navio, da proa à popa, a artista aplicou um painel de azulejos de grande escala em azul e branco, pintado à mão, que reproduziu uma vista contemporânea de Lisboa, da Torre do Bugio à Torre Vasco da Gama. A obra inspirou-se num outro painel de azulejos de grande escala, o Grande Panorama de Lisboa, que mostra Lisboa antes do terramoto de 1755, e é uma expressão fundamental do estilo barroco da era dourada da produção azulejística em Portugal. Tal como em obras anteriores, a artista reveste um objecto com azulejos, assim convocando a dimensão arquitectural da azulejaria. O desenho do painel de azulejos é da autoria de Jorge Nesbitt.
 La Biennale di Venezia foi fundada em 1895 e é um dos mais importante eventos dedicados à arte a nível mundial. A cada dois anos, a cidade italiana de Veneza acolhe inúmeros artistas e agentes da cena artística internacional e recebe milhares de visitantes. A selecção de artistas processa-se de seguinte forma: a convite do comissário, nomeado pela organização do evento, que comissaria uma exposição patente no Arsenale e num pavilhão nos Giardini e através das presenças nacionais – estes projectos, de iniciativa do governo de cada país, ocupam pavilhões nos Giardini ou em espaços temporários espalhados por Veneza.

Sem comentários:

Enviar um comentário