Não havendo nenhuma escola secundária em Almada, os autarcas, da altura, pediram ao Patriarcado para criar um estabelecimento de Ensino Secundário, nesta cidade.
O Externato Frei Luís de Sousa – Estabelecimento do Ensino Particular e Cooperativo – com autonomia pedagógica e propriedade da Diocese de Setúbal – foi a resposta a esta necessidade, instituindo-se como a primeira escola criada nesta localidade, há 60 anos (fundado em 8 de Outubro de 1956). A Câmara Municipal cedeu parte do terreno para a sua construção. O Externato ficou, inicialmente, ligado ao então Liceu D. João de Castro de Lisboa.
O Externato abriu com 290 alunos repartidos pelos sectores Primário e Secundário até ao 4º ano liceal, com separação física entre espaço feminino e masculino. No ano seguinte, aumentou consideravelmente o número de alunos, abrindo até ao 5º ano liceal e, depois, até ao 7º ano. Posteriormente, surgiu o Jardim Infantil e, pouco tempo depois, para dar resposta aos adultos que se queriam valorizar abriu o curso nocturno (preparatório, geral e complementar), continuando com o Propedêutico, Ensino à Distância e 12º ano.
Ao longo dos tempos, a Diocese de Setúbal – Entidade Titular do Externato Frei Luis de Sousa – sempre nomeou os Directores de entre os seus sacerdotes. Desde 1994, essa situação foi alterada, passando também a ser exercida por leigos. Ao director, designado pelo Bispo, compete que orientando a sua acção num Projecto Educativo que engloba o Ideário e o Regulamento Interno .
Aqui se recordam os diferentes Directores desta casa, desde a sua fundação até aos nossos dias : Padre Cabeçadas, Cónego Gonçalves Pedro, Padre Jaime, Padre Hélder, Padre Ismael, Padre Brito, Padre Augusto, Dr. José António Costa e, actualmente, Dr. Fernando Magalhães
Tendo iniciado a sua actividade com um tipo de ensino caracterizado pela separação rígida de sexos e uma mentalidade centrada no professor, o Externato tem sabido adaptar-se às diferentes reformas de ensino, sempre, com a preocupação de inovação e de mudança. É, hoje, uma escola que se caracteriza por possuir um espírito aberto, de “aprender fazendo”, preocupando-se com a educação global dos seus alunos, promovendo hábitos convivenciais e de responsabilização, alimentando a criatividade dos alunos através do apoio e incentivo às suas iniciativas.
(Texto Externato Frei Luís de Sousa)
(Texto Externato Frei Luís de Sousa)
Sem comentários:
Enviar um comentário