quinta-feira, 7 de março de 2019

História do Castelo de Almada:

Castelo de Almada, tal como o nome indica, fica situado na parte mais íngreme do planalto de Almada, na cidade e freguesia com o mesmo nome, no distrito de Setúbal.A sua presença no alto da colina permitiu-lhe durante anos, na época medieval, ser o centro das atenções em termos de defesa da zona e até em situações de perigo teve um grande papel.
Resultado de imagem para imagens do castelo de almada
Tem uma das suas frentes virada para o Tejo, tendo assim uma grande vista que deixa os seus visitantes de queixo caído.
Infelizmente não é possível precisar qual a data da sua fundação, no entanto a história conta que a sua presença vem das sucessivas construções e modificações que se iniciaram no séc. XII no antigo castelo árabe que já existia naquele sítio.

                             
Esse mesmo castelo árabe acabou por ser completamente destruído pela invasão sarracena de Tacube Almançor, sendo depois edificado, durante o reinado de D. Sancho I, um novo castelo que mais tarde foi melhorado durante o reinado de D. Dinis, mas é durante o reinado de D. Fernando que este sofreu as maiores reparações.
                                  Resultado de imagem para imagens do castelo de almada


                         Devido à proximidade, durante o terramoto de 1755, o Castelo de Almada, viria novamente a sofrer muitos estrados e foi por volta de 1760 que começou a ser reparado novamente e a ficar tal como a sua fortificação hoje de encontra.
Já em 1825 ficou sem qualquer utilização, pois o tenente Fulgêncio Gomes dos Santos Vale recebeu ordens para entrega todo o material que estava dentro do castelo para fins militares, ficando assim o castelo durante 6 anos sem qualquer tipo de utilização, até os Miguelistas voltarem a dar-lhe o seu principal uso como forte marítimo.Em 1868 todo o seu jardim foi inaugurado e tornado público, jardim esse que tem uma vista lindíssima para todo o estuário do Tejo, levando assim muitos turistas a passar momentos em família no seu jardim, ou mesmo levando famílias inteiras a passeios “domingueiros” apreciando o ar puro e a bela paisagem circundante.O jardim do castelo chama muitos turistas, apesar do seu interior estar interdito aos mesmos, levando assim com que este mesmo jardim todos os dias esteja cheio de pessoas a fazer a sua caminhada diária, a passear com a sua cara metade, ou simplesmente a apreciar a beleza que está à sua volta:

                                                         
                                           Imagem relacionada

O Castelo de Almada foi, de forma improvisada, tornado hospital durante o surto de epidemia da pneumonia, sendo assim uma grande ajuda para todos.
Foi mantido com tropas de artilharia até à altura do 25 de Abril e após 1976 as suas instalações passaram a ser ocupadas por forças de Guarda Nacional Repúblicana.
Ao contrário de outros Castelos presentes em todo o país, o Castelo de Almada não permite visitas (a não ser por questões profissionais ou escolares), permitindo apenas passeios nos seus jardins de uma forma muito subtil. Isto deve-se à presença da força militar no seu interior, presença essa que impossibilita também mais trabalhos de investigação sobre o local.
Acabando assim por atrasar todo o conhecimento de um local que foi fundamental para o desenvolvimento da região e importantíssimo na época medieval.

Mesmo com a presença constante das forças militares no seu interior, este mantém-se fiel ao que foi reconstruido após o 25 de Abril, destacando as muralhas que ainda hoje se encontram em pé tal como estariam nessa altura, apenas o seu interior foi restaurado de forma a permitir a presença humana diária sem qualquer tipo de perigo para a saúde de quem dentro dele se encontra.
Em jeito de conclusão, o Castelo de Almada, apesar de ainda não estar aberto ao público para visitas, é sem dúvida uma referência história da região e de toda a nação na época medieval.

Sem comentários:

Enviar um comentário