quarta-feira, 28 de junho de 2017

Ascensor da Bica
O elevador da Bica, inaugurado em 1892, foi o terceiro do seu tipo em Lisboa. É uma das principais atrações turísticas da cidade, a par dos elevadores de Santa Justa, da Glória e do Lavra. É composto por duas carruagens, cada uma com três compartimentos desnivelados e de acesso independente, com capacidade para transportar 23 passageiros (nove sentados).


                                           Resultado de imagem para elevador da bica

Projetado pelo engenheiro português Raoul Mesnier du Ponsard, funcionava inicialmente pelo efeito do contrapeso de água, mas passou a funcionar a vapor em 1896 e foi eletrificado em 1914. Foi classificado Monumento Nacional em 2002.
                                                   Resultado de imagem para elevador da bica


O elevador da Bica distingue-se dos seus congéneres pela maior proximidade ao rio Tejo e pelos atributos cénicos da zona onde se localiza. O seu trajeto de 70 metros começa num prédio setecentista próximo do Cais Sodré (na rua de São Paulo), para enfrentar uma íngreme encosta até ao largo do Calhariz, à entrada do Bairro Alto. A viagem proporciona uma vista ímpar sobre o rio, ao mesmo tempo que atravessa um bairro de caraterísticas populares e tipicamente alfacinhas. O ascensor da Bica funciona todos os dias da semana, das 7h00 até às 21h00. Aos domingos e dias feriados, só começa a operar às 9h00.
Percurso: Rua de São Paulo (Rua Duarte Belo) - Largo de Calhariz.
Horário de Funcionamento:
2ª feira a sábado: 7:00 - 21:00 horas
domingo e feriado: 9:00 - 21:00 horas

Sem comentários:

Enviar um comentário