Ensaio sobre a Cegueira (filme)
O filme abriu o Festival de Cannes de 2008:
Dirigido por Fernando Meirelles
Sinopse:
Numa cidade grande, o trânsito é subitamente atrapalhado quando um motorista de origem japonesa, não consegue dirigir e diz ter ficado cego. Ele é ajudado a chegar em casa por um homem, que acaba por roubar o seu carro. No dia seguinte ele e a mulher vão consultar um oftalmologista, que não descobre nada de errado com os olhos do primeiro cego. Esse diz ainda que uma "luz branca" impede a sua visão. Pouco tempo depois, todas as pessoas que tiveram contacto com o primeiro cego - sua esposa, o ladrão, o doutor e os pacientes da sala de espera do consultório - também ficam cegas.
O governo trata a doença como uma epidemia e imediatamente coloca de quarentena os doentes, numa instalação vigiada o tempo todo por soldados armados.
A mulher do oftalmologista é a única que não é afectada, mas finge estar com a doença para acompanhar o marido no seu sofrimento...[...]
Quando o filme terminou e as luzes foram acesas, Saramago, emocionado, disse a Meirelles: "Fernando, estou tão feliz por ter visto esse filme... feliz como estava quando acabei de escrever o livro"
Sem comentários:
Enviar um comentário