Plano de Pormenor do Cais do Ginjal
Almada quer que Cais do Ginjal e Margueira mudem o eixo da cidade:
Promotor e autarquia querem iniciar as obras ainda em 2018. Projecto prevê 330 fogos, um hotel, reabilitação dos antigos armazém e alargamento do cais.
A construção do projecto imobiliário que vai reabilitar o antigo Cais do Ginjal, em Almada, deve arrancar ainda em 2018, disseram o promotor e a Câmara Municipal de Almada durante a inauguração de uma exposição sobre o projecto, que esteve patente no Fórum Municipal Romeu Correia.
A autarca, Inês de Medeiros, e o administrador do grupo madeirense AFA, Teixeira Sousa, expressaram publicamente a vontade de iniciar as obras até ao final do ano. “Tem que ser este ano. Até ao final do ano temos que ter equipamentos em obra”, afirmou Teixeira de Sousa. Ao PÚBLICO explicou depois que os trabalhos vão começar pela construção das infra-estruturas da urbanização. Até ao arranque das obras, além do plano de pormenor, terá de estar concluído o plano de urbanização.
O administrador contou que, nos últimos 12 anos, os responsáveis pelo grupo AFA pensaram “várias vezes” em desistir do projecto “tais foram as dificuldades”, e assegurou que agora a empresa está “empenhada em levar o processo até ao fim” e que tenciona arrancar com os trabalhos no terreno “o mais rápido possível”.
Inês de Medeiros assegurou que autarquia e a empresa vão ser “céleres na resolução” dos problemas ainda pendentes entre os quais, revelou ao PÚBLICO, está a reversão do terreno onde está instalado o centro comunitário.
A Expo de Almada
Tanto a presidente do município como o promotor do projecto imobiliário dizem que o novo Ginjal vai alterar a imagem da cidade, sobretudo para quem a vê a partir de Lisboa.
Inês de Medeiros sublinha que o Ginjal é a “grande porta de entrada de Almada” e o local “onde os almadenses têm melhor acesso directo ao rio”. A autarca compara os dois grandes projectos imobiliários de Almada — o Ginjal e a Margueira — à Expo 98 na zona oriental de Lisboa.
"Extracto,Noticia do Publico" 16 de Fevereiro de 2018,
Sem comentários:
Enviar um comentário