terça-feira, 9 de outubro de 2018

Aldeia - Museu José Franco

Já lá vão mais de 50 anos desde o início do sonho de José Franco: recriar uma aldeia com as suas memórias da infância.
A aldeia situada entre a Ericeira e Mafra é conhecida por vários nomes. Para além de Aldeia-Museu José Franco também é habitual ser chamada de Aldeia Saloia, Aldeia Típica do Sobreiro ou mesmo Aldeia Típica de José Franco. Esta aldeia é uma das mais reconhecidas aldeias musealizadas do país.

      

Para contar a história desta aldeia temos de recuar até 1920, ano do nascimento do oleiro José Franco. Filho de um sapateiro e de uma vendedora de loiça porta-a-porta (e em feiras, quando o negócio estava fraco), José Franco conviveu com o ofício de oleiro desde tenra idade. O Sobreiro era, na altura, um importante centro oleiro, e habitual as gentes da terra aprenderem a manusear o barro e a fazerem disso profissão. Franco aprendeu o ofício com dois mestres oleiros locais antes de começar, aos 17 anos, a trabalhar por conta própria.
No início dos anos 60, José Franco começou a dar forma a um sonho antigo, recriar uma aldeia de carácter etnográfico, onde estivesse espelhado o modo de viver das gentes locais. Era uma forma de homenagem à sua terra.
Como dizia Fernando Pessoa - "Deus quer, o homem sonha, a obra nasce" - e desta vez não foi exceção.

Sem comentários:

Enviar um comentário