segunda-feira, 8 de outubro de 2018

Núcleo Naval

Ecomuseu municipal do Seixal-núcleo de Arrentela
====================================
O Núcleo Naval do Ecomuseu abriu ao público em 1984, num antigo estaleiro naval da freguesia de Arrentela, que ali funcionou até ao final da década de 70 do século XX. O edifício foi entretanto remodelado para receber uma oficina de construção artesanal de modelos de barcos do Tejo, inaugurada em 1993, e um pavilhão de exposições, alvo de uma requalificação arquitetónica e museográfica da responsabilidade do arquiteto Cândido Chuva Gomes.

           

Na oficina de barcos, artífices ocupam-se da construção e da reparação de modelos, executados à escala a partir da reprodução de planos adquiridos no Museu da Marinha ou de planos originais de embarcações do Tejo. Quem visita o Núcleo tem uma oportunidade única de contactar com os diversos barcos tradicionais que costumavam preencher o estuário do Tejo. 
No Núcleo está ainda patente a exposição Barcos - Memórias do Tejo, onde é possível ver e ouvir as imagens e os sons mais característicos da construção naval, uma forma de transmitir a memória dos antigos estaleiros do Rio Judeu, à beira do Tejo. Estão também expostos vários modelos de embarcações tradicionais, complementadas por diversos apoios audiovisuais.
Transmite a memória do lugar, exibir e interpreta o património flúvio-marítimo do estuário do Tejo e aplica e comunica as técnicas artesanais de construção de modelos de barcos para a valorização do património náutico.

Alguns dos objectos que fazem parte do espólio do ecomuseu foram oferecidos por particulares. Não são raros os casos de munícipes que se dirigem ao EMS a entregar objectos antigos que descobriram em sótãos, arrecadações ou baús antigos.


Seixal, Avenida da República - Arrentela
Terça a sexta das 09h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h00 ;Sábado e domingo das 14h30 às 18h30   (horário de Verão);Sábado e domingo das 14h00 às 17h00   (horário de Inverno).
Entrada gratuita.

Sem comentários:

Enviar um comentário